ACADEMIA DO CRIADOR

ACADEMIA DO CRIADOR

Atividade que visa o trabalho específico com cada potencial empreendedor/a com vista ao apoio e desenvolvimento da ideia de negócio, bem como à construção de materiais específicos e ferramentas de apoio à criação de empresas. O/a participante terá um acompanhamento personalizado, de acordo com as suas necessidades, realizado por consultores especialistas e mentores séniores, durante um período de tempo que se situará entre os 4 e os 6 meses. Para esta fase do projeto o/a empreendedor/a assume a vontade e o compromisso da criação efetiva da empresa.

Atividade 2.1: Consultoria

Cada empreendedor/a será acompanhado por um consultor/tutor, que acompanha todas as atividades inerentes ao desenvolvimento da ideia, consultoria especializada, criação da empresa, obtenção de apoio ao arranque, bem como por consultores especialistas (áreas temáticas específicas). Num total máximo de 120 horas por participante, podendo estas ser presenciais ou não presenciais.

Atividade 2.2: Missões

Oportunidades de conhecimento e contacto com a realidade do mundo empresarial, sob diferentes perspetivas, bem como o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Surgem, igualmente, como oportunidades de estabelecimento de relações privilegiadas criando sinergias entre empreendedores/as e empresários/as, quer ao nível da sinalização de potenciais investidores, quer ao nível de eventuais e futuras relações comerciais.

Cada empreendedor/a participará em 3 missões:

• 1 missão conjunta nacional • 1 missão conjunta internacional • 1 missão individual/participante

Atividade 2.3: bMentoring

Relação pessoal de desenvolvimento, em que o Mentor/Empresário/a, decorrente dos seus conhecimentos e experiência, promove a evolução e desenvolvimento do/a empreendedor/a. O objetivo principal é motivar e inspirar, a partir da sua história de vida como empresário/a, potenciando o aumento do capital individual, transmitindo o saber-fazer adquirido. A inovação desta atividade está na forma como se organizará, conjugando sessões presenciais e à distância, utilizando ambiente web, permitindo, dessa forma, um contacto regular e que articule as disponibilidades, particularmente dos/as empresários/as Mentores/as (fator que, frequentemente, condiciona o sucesso destes processos), dando origem à designação bMentoring .